29 junho 2016

Exame de medicina nuclear ajuda a detectar focos internos de sangramento


Disponível na UDDO Diagnósticos, a cintilografia com hemácias marcadas ajuda a caracterizar focos de sangramento e lesões como hemangiomas



Técnicas avançadas da medicina nuclear permitem detectar lesões em órgãos internos que nem sempre podem ser identificadas com exames clínicos ou de imagem convencionais. É o caso da cintilografia com hemácias marcadas, disponível na UDDO Diagnósticos. A técnica é usada para localizar pontos de sangramento (principalmente gastrointestinais) provocados por várias doenças e outros tipos de lesões que possam conter sangue.

A cintilografia com hemácias marcadas geralmente é indicada para investigação de problemas como hemangiomas (tumores benignos que são preenchidos por sangue, muito frequentes no fígado) e para localizar sangramentos no intestino ou em outros órgãos internos.

O exame é feito a partir da injeção venosa de substâncias (pirofosfato e tecnécio, esta radioativa), que através de processos químicos e biológicos específicos, fixam-se aos glóbulos vermelhos sanguíneos. Com a ajuda de um equipamento de imagem chamado gama-câmera é possível obter, desta forma, a imagem da distribuição do sangue na região analisada (ex: tórax, abdômen ou pelve) e caracterizar focos de sangramento/concentração anormal de sangue fora dos vasos.

Entre as vantagens da cintilografia com hemácias marcadas está a possibilidade de identificar sangramentos internos, mesmo de baixo volume. A técnica também permite registrar imagens em regiões localizadas do paciente em diferentes intervalos de tempo, para avaliar os sangramentos intermitentes, ou seja, aqueles que acontecem de maneira não-contínua, dificilmente detectados por outros tipos de exame. 

A cintilografia com hemácias marcadas pode ser realizada em crianças. Como é utilizada pequena dose de radiação, as gestantes devem consultar seus médicos antes de realizar o exame.

O serviço está disponível na UDDO da rua Itapeva (exceto para pesquisa de foco de sangramento), e nas unidades de medicina nuclear do Hospital Samaritano e do Hospital IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), operadas em parceria com a clínica. 

Serviço:
Central de Agendamento UDDO (11) 3254-6800

Sobre a UDDO
Fundada em 30 de setembro de 1988, a UDDO está entre as maiores clínicas especializadas em medicina nuclear diagnóstica. Anualmente, realiza cerca de 40 mil exames de medicina nuclear e 15 mil de radiologia, sempre primando pela excelência técnica e pelo atendimento personalizado a seus clientes. A sua equipe multidisciplinar é formada pelos mais conceituados e experientes profissionais da saúde, como médicos nucleares, cardiologistas, enfermeiros, físicos, químicos, entre outros especialistas de diferentes áreas de atuação. Além da sede na Rua Itapeva, a UDDO oferece atendimento nas unidades de medicina nuclear do Hospital Santa Casa, além do Hospital Samaritano e Instituto Brasileiro do Controle do Câncer. 



Para saber mais, acesse: www.uddo.com.br



Sugestão de pauta enviada pela assessoria de imprensa, editado e publicado gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário