Nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo ensina receita funcional de cheesecake com calda rosada de maçã e beterraba


Além da sobremesa, também é ensinado um bolo de frutas com aveia e nozes durante a oficina de culinária com degustação para pacientes com câncer de mama em homenagem ao Outubro Rosa




Os tratamentos para combater o câncer de mama, como quimioterapia e radioterapia, podem provocar efeitos colaterais como perda de apetite, boca seca e rachaduras nos lábios. A alimentação adequada é uma importante aliada para amenizar esses sintomas, trazendo benefícios para o sistema imunológico e contribuindo para melhores resultados no tratamento.



A equipe de Nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo promoveu uma oficina de culinária com pacientes em tratamento de câncer de mama no hospital para ensinar receitas leves e desenvolvidas com ingredientes funcionais, em uma ação divertida e educativa.



A oficina de culinária é um projeto que existe na Beneficência Portuguesa de São Paulo há 4 anos, e começou na Pediatria. "A ideia é que, sob a supervisão de nutricionistas do hospital, as pacientes aprendam a fazer sua própria comida a partir de escolhas mais qualificadas. Os pratos da oficina desse mês são das cores da campanha Outubro Rosa, preparados com alimentos que trazem ganhos à saúde. As sobremesas são bonitas e apetitosas para homenagear as mulheres que estão lutando contra a doença, reforçar a importância da prevenção e do tratamento", afirma Erica Line de Oliveira, responsável pela oficina de culinária da Oncologia e nutricionista clínica da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Por serem mais saudáveis, menos gordurosas e menos calóricas, as receitas podem ser repetidas em casa e consumidas por qualquer pessoa. Confira as receitas abaixo.

  

Cheesecake com cobertura de maçã

Rendimento: 10 porções



Ingredientes da massa:

400g de ricota fresca

1 colher de sopa de fécula de batata

200 ml de iogurte desnatado

2 colheres de sopa de mel

2 ovos



Modo de preparo:

Numa batedeira, coloque o iogurte, os ovos, o mel e a fécula. Depois de bater até que vire uma mistura homogênea, acrescente aos poucos a ricota até que os grumos desapareçam. Coloque a mistura em uma forma untada com azeite e leve para assar por 50 minutos. Leve à geladeira para esfriar.



Ingredientes da geléia de maçã

1 beterraba

2 litros de água fervente

1 xicara de chá de açúcar demerara

4 maçãs



Modo de preparo:

Descasque a beterraba, corte em pedaços grandes e leve para cozinhar nos 2 litros de agua fervente por aproximadamente 1 hora. Retire a beterraba e separe 400 ml da agua que sobrou do cozimento. Em uma panela, coloque a água da beterraba e adicione o açúcar, mexendo por 5 minutos. Depois adicione a maçã picada em cubos e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Leve à geladeira para esfriar e sirva sobre a cheesecake na hora de ir à mesa.





Bolo de frutas

Rendimento: 10 porções de 100g



Ingredientes da massa

6 bananas nanicas

3 ovos

¾ de xicara de óleo



Ingredientes da mistura

1 xícara de uva passa

1 xícara de ameixa seca

1 xícara de nozes

1 xícara de maçã picada

1 xícara de aveia

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento



Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ingredientes da massa (bananas, ovos e óleo) e reserve. Em uma tigela, coloque as frutas picadas e misture a farinha de trigo, a aveia e o fermento. Junte a massa do bolo que estava reservada à mistura feita com as frutas com uma colher e coloque para assar em forma untada a 180 graus. Decore o bolo com frutas secas antes de servir. 


Sobre a Beneficência Portuguesa de São Paulo
A maior unidade hospitalar da instituição, localizada no bairro da Bela Vista, possui 105 mil m² divididos em 5 torres, 810 leitos, sendo 186 leitos de UTI e 23 salas cirúrgicas. Possui pronto-socorro equipado com 30 leitos de observação, 6 leitos de UTI, 5 leitos de isolamento e 68 médicos dedicados, com capacidade para atender mais de 10 mil pessoas ao mês. Além disso, o hospital conta com um corpo clínico renomado dividido em mais 50 especialidades, com destaque para a Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Oncologia e recebe anualmente mais de 1,8 milhão de pacientes.

Sugestão de pauta enviada pela marca/assessoria de imprensa, editado e publicado gratuitamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...