Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica orienta folião a aproveitar o carnaval sem abrir mão da saúde




Chegou a época do ano mais esperada pelos brasileiros: o Carnaval. Este período coloca à prova a capacidade dos foliões de se divertir ao máximo em blocos de rua, sambódromos lotados ou nas paradisíacas praias do litoral do País.
No entanto, em meio a esse cenário, muita gente se esquece de tomar cuidados básicos com a sua saúde. Para ajudar os foliões, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) organizou uma lista de dicas e orientações a serem tomadas durante a festividade que, além de servir de combustível para um carnaval ainda mais divertido, podem auxiliar na prevenção do câncer. 

Sexo seguro
A adoção de uma prática bastante simples – o uso de preservativos - pode evitar uma série de doenças. Alguns vírus sexualmente transmissíveis estão diretamente relacionados, por exemplo, a um maior risco de desenvolver vários tipos de câncer. Destaque para o HIV, hepatites B e C, Epstein-Bar e HPV. Sendo assim, adotar práticas de sexo seguro e manter em dia o calendário de vacinas é uma recomendação muito importante para uma vida saudável e um carnaval divertido. Neste período pré-carnaval, gaste alguns minutos para checar alguns pontos de distribuição de preservativos gratuitamente e boa folia!

Aumente a sua energia com uma alimentação equilibrada
Para curtir o carnaval com muita energia, manter uma boa alimentação é imprescindível. Procure estabelecer uma dieta leve, rica em folhas, legumes, frutas, grãos, castanhas e peixes. Esses alimentos são mais refrescantes, além de ricos em vitaminas, minerais e fibras, e podem ser aliados na manutenção da saúde. Vale lembrar ainda que, durante a festa, como nosso organismo perde mais água e sais minerais por meio do suor, é preciso beber líquidos durante todo o dia. Além da água natural, essa reposição também pode ser feita por meio de alimentos ricos em água, como frutas, vegetais, sucos naturais, chás e água de coco. Muitas pessoas não sabem, mas a alimentação é um fator determinante para a saúde diária e para evitar o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Cuidado com o sol
O Carnaval é comemorado no auge do verão, o que torna necessário redobrar o cuidado com a exposição exagerada aos raios solares.  Por isso, utilize protetor solar em toda exposição à luz do sol que, idealmente, deve ocorrer antes das 10 horas e após as 16 horas, períodos em que a quantidade desses raios está reduzida. Fora desses horários, procure proteger a pele de forma mais completa, com bonés e camisetas. Vale lembrar que pessoas de pele clara correm mais risco de desenvolver o câncer de pele, e, por isso, devem retocar o protetor solar com maior frequência.

Preste atenção no consumo de bebidas alcoólicas
Nesta época do ano, muitas pessoas aumentam significativamente o consumo de bebidas alcoólicas, mas é preciso rever essa atitude. Além de aumentar o risco de acidentes automobilísticos, o consumo crônico de bebidas está relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como de boca, garganta, laringe, esôfago e fígado, por exemplo. Os riscos ainda aumentam consideravelmente quando o consumo de álcool está associado ao uso de cigarro, outro vilão que está ligado a diferentes tipos de câncer. Por esse motivo, procure não exagerar, não só durante a folia, como também em sua rotina diária.

Sugestão de pauta enviada pela assessoria de imprensa da marca, editado e publicado gratuitamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...