20 outubro 2017

COMO INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA


Assim como brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro e outras atividades lúdicas, o momento de leitura pode acontecer de um jeito muito divertido para todas as crianças. Veja as dicas:

Deixe os livros em fácil acesso - Procure ter livros de diferentes capas, modelos e tamanhos. Organize-os em locais agradáveis e de fácil acesso para que as crianças possam visualiza-los e pegá-los sempre que quiserem.

Explore o universo - Busque conhecer alguns autores e ilustradores, e apresente livros com diferentes temas e gêneros, como contos, fábulas e poesias. Descubra com a criança o tipo de leitura que mais agrada a vocês e deixe que ela mesma escolha as histórias que vai ouvir. Também é importante deixa-la livre para explorar o livro – sentar em cima, bater na capa, morder e, ao escutar uma história, poder ficar sentada, deitada ou em pé.

Atualize os temas - Os assuntos de interesse dos pequenos vão mudando conforme eles crescem, por isso, e também para ampliar o repertório, procure atualizar e diversificar os temas dos livros que você lê para eles. Lembre-se de não alterar o que o autor escreveu. É importante que as crianças escutem a história da maneira como foi criada, pois as palavras estranhas e diferentes ampliam seus conhecimentos.

Leia do seu jeito - É sempre legal conhecer o livro antes de começar a leitura. Assim, você consegue transmitir melhor o ritmo do texto e se prepara para lidar com alguma questão que possa gerar dúvidas para criança. Mas não se preocupe tanto com regras! Existem vários jeitos de ler um livro, e o melhor certamente é o seu.

Aproveite o momento - O momento da leitura também é de carinho. Este é um espaço para o adulto demonstrar afeto, conversar e mostrar as coisas do mundo. Escutar histórias na voz de pessoas queridas todos os dias cria laços nas crianças e muda de verdade o mundo delas, além de fortalecer a relação entre vocês – uma ligação que pode durar para sempre.
Ler para crianças não requer treinamento, apenas a sua dedicação para oferecer a leitura de forma espontânea, favorecendo com que elas desbravem o mundo e façam descobertas. E isso pode ser feito em qualquer hora e local, desde que vocês estejam confortáveis e disponíveis para a experiência :-)

OS BENEFÍCIOS DE LER PARA UMA CRIANÇA*

Histórias ensinam novas palavras.
Histórias facilitam o aprendizado.
Histórias ajudam a compreender o mundo.
Histórias estimulam a criatividade.
Histórias fortalecem a ligação entre o adulto e a criança.

*Fonte: pesquisa impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância.


Campanha “Leia para uma criança” 

A Fundação Itaú Social e o Banco Itaú realizam a campanha “Leia para uma Criança”, que este ano disponibilizará ao público, gratuitamente, 3,6 milhões de livros. O objetivo da ação é incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e da participação ativa na educação desde a primeira infância.

Os títulos que a campanha apresenta este ano, recomendados por especialistas em literatura infantil, são: "O menino azul", de Cecília Meireles, e “Em cima daquela serra", de Eucanaã Ferraz. Os livros podem ser solicitados por qualquer pessoa pelo site www.itau.com.br/crianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado para o endereço indicado por meio do serviço postal.

Também serão disponibilizadas 5.000 livros no formato de fonte ampliada e braile, adaptados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, para contemplar pessoas com deficiência visual. Desde 2010 até o final deste ano, terão sido oferecidos pelo programa cerca de 45 milhões de livros.


Pautas | editado e publicado gratuitamente



Sempre participamos dessa campanha e esse ano não foi diferente. Nessa semana chegaram aqui em casa os dois livrinhos da Coleção Itaú Criança.

https://www.instagram.com/blogletsgogirls/


O Menino Azul, de Cecília Meireles, Global Editora
O Menino Azul, como quase toda criança, quer ter um bichinho. O personagem deste poema de Cecília Meireles quer um burrinho para ser seu amigo de todas as horas e o acompanhar na descoberta do mundo.

Autora: Cecília Meireles (1901-1964) nasceu no Rio de Janeiro, é considerada uma das vozes da poesia em Língua Portuguesa e pioneira na difusão do gênero no Brasil.
Ilustração: Elma





Em cima daquela serra, de Eucanaã Ferraz, Companhia das Letrinhas
Além de boi e boiada, o que passa em cima daquela serra? O poema de Eucanaã Ferraz vai além da conhecida parlenda, desvendando outros bichos, pessoas e coisas que estão naquele morro, ao redor e sobre ele. E, às vezes, também não passa nada.

Autor: Eucanaã Ferraz nasceu em 1961 no Rio de Janeiro. É poeta, autor de livros para o público infantil e professor de literatura brasileira.
Ilustração: Yara Kono


Infelizmente a  Coleção Itaú de Livros Infantis está esgotada, mas essa história continua no celular. Se você não conseguiu participar dessa vez, não desanime!!! Basta clicar na página Eu leio para uma criança  para acessar a coleção KIDSBOOK criada especialmente para o celular. 

📚 LEIA PARA UMA CRIANÇA 📚 #issomudaomundo


6 comentários:

  1. Que post excelente! É sempre bom incentivarmos a leitura, independente da faixa etária.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. É muito importante os pais sempre incentivar os filhos a ler desde cedo, pois assim eles vão gostar de ler, vão ter mais uma intimidade com os livros. Muito bacana essa iniciativa do Itaú em dá gratuitamente livros infantis, campanhas como essas são sempre bem vinda. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar,
      O Itaú está fazendo um excelente trabalho incentivando a leitura.
      Bjos.

      Excluir
  3. Sempre tive a meta de ler pelo menos quatro livros por ano, depois que comecei a trabalhar por conta, me casei, o tempo diminuiu e peco muito, pois não estou lendo nem um. Amei suas dicas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila,
      é verdade, a correria do dia a dia também me impede de ler mais.
      bjos,

      Excluir