21 outubro 2014

Depilação | Pelos encravados: como evitar esse incômodo


Olá Gurias, tudo bem?!?

Hoje quero compartilhar com vocês o artigo escrito pela Fisioterapeuta e responsável técnica da Bela Brasil Depil sobre Pelos Encravados.

Pelos Encravados, por quê? Como evitar?

Uma das principais queixas após a depilação é quando os pelos começam a nascer novamente e começam a ficar encravados na pele, é o famoso pelo encravado, que deixa muitas mulheres irritadas e ansiosas para retirá-los. Muitas pessoas não conseguem resistir e acabam “cutucando” demais o pelo encravado, o que acaba machucando e causando infecções e lesões maiores na pele.

O pelo encravado aparece pela dificuldade que o pelo tem de atravessar todas as camadas da pele, o que faz com que ele retorne, curvando-se para dentro da pele.

As causas para o aparecimento dos pelos encravados são várias, mas podemos destacar algumas: tendência natural do pelo de curvar-se, já que é fisiologicamente curvado e não reto; a pele muito espessa, mais grossa, o que dificulta a saída do pelo; uma pele desidratada, por estar menos saudável ou até uma depilação realizada de forma errada, sem a técnica correta.

Mesmo algumas peles tendo mais tendência ao aparecimento do pelo encravado, alguns cuidados podem diminuir a incidência desse problema ou até mesmo evitar por completo, confira:

* Realize esfoliação da pele com um Esfoliante apropriado. A esfoliação promove renovação da pele e com isso não deixa a pele tão espessa, facilitando a saída do pelo.

* Hidrate sua pele com frequência. Uma pele hidratada é mais saudável, a hidratação auxilia na renovação da pele, evita o ressecamento e facilita a remoção do pelo.

* Evite usar roupas justas após a depilação, deixe a pele mais à vontade para respirar.

* Evite aplicar óleo ou creme após a depilação, essas substâncias podem bloquear os poros e não deixam a pele respirar.

E quando o pelo encravado já está instalado, o que fazer? A recomendação é para que não se mexa em pelo encravado, a não ser que esteja muito fácil de retirá-lo, mas deve-se ter cuidado com a higiene para não infeccionar o local. Pelos encravados mais profundos que já estão provocando vermelhidão, dor e inchaço no local o mais indicado é procurar orientação médica, o médico tem recursos mais apropriados para o tratamento.

Letícia de Lima Ferreira
Fisioterapeuta Dermato Funcional – Crefito 114178-F 
Responsável Técnica e Ministrante dos Cursos da Bela Brasil Depil 
leticia@belabrasildepil.com.br
www.belabrasildepil.com.br


Um comentário:

  1. ótimas dicas confesso que ue faço somente a cera mas já to pensando em partir pro laser
    bezo
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir